segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Roma Antiga- Questão da Terra

A Pressão Popular
O próprio povo cobriu os muros e monumentos com inscrições, instigando-o (Tibério) a fazer entregar aos pobres as terras públicas.

A expulsão dos pequenos proprietários de suas terras
A população de homens livres diminuía, oprimidos pela miséria, pelas contribuições e pelo serviço militar.
(...)
Os pobres afirmavam que estavam sendo reduzidos à extrema miséria; que esta penúria os impedia de ter filhos porque eram incapazes de criá-los.

As terras conquistadas pelos romanos.
(...) os romanos, quando conquistavam pela guerra terras pertencentes a povos vizinhos, vendiam uma parte e nacionalizavam o resto; davam essas terras aos cidadãos sem propriedades e recursos, para que a explorassem, exigindo o pagamento de uma pequena quantia ao Tesouro. Como os ricos pagavam taxas mais altas e excluíam assim os pobres, instaurou-se uma lei que não permitia a posse de propriedades de mais do que 500 arpents(antiga medida agrária).
Essa medida colocava um freio, por algum tempo, na avidez dos ricos e vinha em ajuda aos pobres, que podiam permanecer nas propriedades que lhes foram concedidas e que exploravam desde o começo(...) mais tarde os vizinhos ricos arrendavam as terras de seus vizinhos pobres e, finalmente, tomavam abertamente a maior parte de seus bens. Os pobres, assim reprimidos, não se prestavam mais com zelo ás expedições militares e negligenciavam mesmo a educação das crianças. Assim, toda a Itália sentiu rapidamente a falta de homens livres e se encheu de prisioneiros bárbaros, dos quais os ricos se serviam para trabalhar a terra na falta dos cidadãos que eles haviam excluído(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário